Pesquisar este blog

domingo, 16 de dezembro de 2012

IFPE Vestibular 2013 - Gabaritos

Nas 114 escolas espalhadas por Pernambuco, onde ocorreram as provas do Vestibular 2013, o clima foi de tranquilidade.Dos 50.882 inscritos, 11.337 faltaram à prova. O índice de abstenção fechou em 22,28%. "É um índice dentro do esperado", destaca a reitora do IFPE, Cláudia Sansil. Os candidatos que discordarem das respostas às questões têm até a próxima terça-feira, para apresentar recurso. A entrega do documento deverá ser realizada, pessoalmente, no campus ou polo onde o candidato concorre à vaga, das 9h às 12h e das 14h às 17h. Só será aceito um recurso por candidato.

Uma equipe de 5.600 pessoas trabalha para que tudo ocorra como planejado. Para eles, o domingo começou cedo. Bem antes das 8h, horário de abertura dos portões, já estavam a postos para orientar candidatos e cuidar da fiscalização. Às 3h da madrugada, a operação logística de distribuição das provas nos prédios onde os exames são aplicados foi iniciada. Tudo ocorreu sem qualquer imprevisto.

Inclusão é palavra de ordem. Thomaz Gomes, único candidato portador de surdez severa inscrito para concorrer à vaga no curso técnico em Agropecuária do Campus Barreiros, se submeteu à prova auxiliado por uma intérprete da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Já no campus Recife, nove candidatos com deficiência auditiva, 5 com deficiência visual e outros dois com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) fizeram prova em regime especial. Para cada um deles, um profissional qualificado à disposição.
Os candidatos se encheram de confiança para enfrentar a maratona. Cícero José Feliz sonha em ingressar no Instituto. Ele disputa uma vaga do curso técnico de Segurança do Trabalho, modalidade Subsequente. “Estudei bastante e vou alcançar meu objetivo”, prometeu antes de entrar na sala para fazer a prova.

Muitos contaram com apoio da família. A candidata ao curso técnico de Edificações, Lisandra Louhhainy Trajano, foi à prova, acompanhada do pai, Antônio Trajano. Ele faz questão de ficar perto da filha, torcendo pelo desempenho dela. “No ano passado, ela tentou e não conseguiu. Neste ano, tenho certeza que vai passar”, disse. Lisandra promete não decepcionar. “Estudei o ano inteiro. Espero que caia todos os assuntos que domino”, revela. Já no campus Vitória, Dona Luiza de Oliveira, de Carpina, levou a família para torcer pela neta.

Em entrevista à imprensa, o presidente da Comissão do Vestibular, Rinaldo Malaquias, falou sobre a grande procura por cursos técnicos e reforçou que o resultado final será divulgado a partir do dia 4 de janeiro de 2013. O Vestibular do IFPE oferece 6.872 vagas distribuídas em 58 diferentes cursos. Cerca de 50 mil candidatos estão na disputa por elas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário