Pesquisar este blog

sábado, 11 de outubro de 2014

IFES Processo Seletivo 2015

Acompanhe o Processo Seletivo através da página Estude aqui do Instituto Federal de Educação do Espírito Santo IFES
Nesta segunda-feira (13) começam as inscrições para os cursos técnicos do Instituto Federal de Educação do Espírito Santo (Ifes). Ao todo, são 3.456 vagas em 82 cursos nas modalidades integrado ao ensino médio, concomitante, subsequente e educação de jovens e adultos. As oportunidades são distribuídas nos 19 campi e estão detalhadas nos editais 01 e 02/2015.


Nas modalidades integrado ao ensino médio, concomitante e subsequente são oferecidas 3.324 vagas em 78 cursos e as inscrições devem ser feitas exclusivamente no site do Instituto. Quem não possui acesso à internet poderá utilizar computador disponibilizado gratuitamente nos campi que ofertarão vagas, em dias úteis e horários definidos em cada unidade. O ambiente de inscrição ficará aberto até as 23h59 do dia 16 de novembro. O pagamento da taxa, no valor de R$ 51, deve ser efetuado até o dia 17 de novembro. Os candidatos isentos têm até 31 de outubro para solicitar o direito, no momento da inscrição.

Os cursos começam em 2015 e serão oferecidos nas unidades do Ifes em Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Guarapari, Cachoeiro de Itapemirim, Alegre, Colatina, Linhares, São Mateus, Aracruz, Barra de São Francisco, Itapina, Montanha, Nova Venécia, Piúma, Santa Teresa, Ibatiba e Venda Nova do Imigrante.

Para a modalidade educação de jovens e adultos são oferecidas 132 vagas nos campi Vitória e Santa Teresa. O curso técnico ou de qualificação profissional é feito de forma concomitante ou integrada ao o Ensino Médio. Para se inscrever, o candidato deve procurar o campus de interesse e preencher ficha de cadastro, além de apresentar a documentação exigida no edital, até o dia 14 de novembro. Não é necessário o pagamento de taxa.

Provas

As provas objetivas para os cursos técnicos nas modalidades integrado ao ensino médio, concomitante e subsequente serão aplicadas no dia 30 de novembro, das 14h às 18h.

Para as modalidades integrado ao ensino médio e concomitante com a 2ª série do Ensino Médio, serão exigidos conteúdos das disciplinas Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História e Geografia. Já para a modalidade concomitante com a 3ª série do Ensino Médio e subsequente, as provas serão de conteúdos das disciplinas Língua Portuguesa, Matemática, Física, Química, Biologia, História e Geografia.

Já para os cursos na modalidade educação de jovens e adultos oferecidos em Vitória, o processo seletivo conta com prova objetiva de Língua Portuguesa e Matemática. A seleção para o curso de Qualificação Profissional em Cadista para Construção Civil conta ainda com uma prova de redação.

A seleção para os cursos na modalidade educação de jovens e adultos em Santa Teresa conta com participação em palestra informativa e análise socioeducacional.

Modalidades

Os cursos técnicos integrados ao ensino médio são oferecidos somente a quem já tenha concluído o ensino fundamental. Neles, o aluno é conduzido à habilitação profissional técnica de nível médio em curso único, realizado de forma integrada e interdependente. Não será possível concluir o ensino médio de forma independente da conclusão do ensino técnico ou o contrário.

Nos cursos técnicos concomitantes, o aluno faz somente o ensino técnico no Ifes. O candidato pode ter o diploma do ensino médio ou estar matriculado no ensino médio em outra escola, sem dependência – a concomitância pode acontecer em uma determinada série, dependendo do curso ofertado. Ao final, o aluno obterá o diploma técnico.

Já os cursos técnicos subsequentes são ofertados para quem tenha concluído o ensino médio. O curso terá a diplomação e certificação ao seu final.

A modalidade educação de jovens e adultos é voltada para alunos que possuam 18 anos ou mais. As vagas são do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja). Os alunos cursam disciplinas de Ensino Médio e as disciplinas específicas do curso técnico ou da qualificação ofertada no Ifes.

Saiba mais:

Edital 1 – 2015 - Oferta de vagas na Educação Profissional Técnica de Nível Médio Presencial

Vagas para curso técnico Integrado: 2048.
Vagas para curso técnico Concomitante: 1164.
Vagas para curso técnico Subsequente: 112.
Total de vagas ofertadas: 3324.
Cursos oferecidos: 78.
Número de campi: 19.

Edital 2 – 2015 - Cursos do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos – Proeja

Campus Vitória:

Técnico em Metalurgia – Noturno – 40 vagas.
Técnico em Segurança do Trabalho – Vespertino – 40 vagas.
Qualificação profissional em Cadista para Construção Civil – Noturno - 20 vagas.

Campus Santa Teresa: 


Técnico em Agroindústria – Noturno – 32 vagas.

FONTE: IFES

Nenhum comentário:

Postar um comentário